Vida de tomate





- Pode cortar em cubinhos.

Foi o ponto de partida. Assim que ela se calou, fui cortar os tomates para noite especial. Seis tomates bem lavados, já dispostos na tábua para serem cortados.

Um corte ao meio para separar as metades, a serra da faca afiada limpava o lado de dentro retirando a polpa com as sementes, que não seriam usadas. Engraçado ter que tirar as sementes, talvez o miolo fosse a parte mais importante, mas nesse caso não era. Miolo em cubinhos, ainda não inventaram.

Depois de quase ocos, mais uma vez separadas as metades, hora de cortar o resto dos tomates em filetes, para enfim serem transformados em cubinhos, muitos cubinhos. É impressionante a quantidade de tomates cubinhos que seis tomates inteiros podem fazer.

Por fim, a montanha de cubos foi direto para a panela, juntos deixaram de ser apenas tomates e se transformaram em algo divino, um bom molho de tomate.

Simples assim, como vida de tomate. Simples assim, como qualquer vida de tomate. Abra, tire o miolo, jogue fora as sementes (que não serão usadas), reinvente a forma, multiplique, diminua, junte, misture. Dê um novo sabor a vida.

Comentários